Pinto da Costa: "Esta foi a tua cadeira de sonho"

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e André Villas-Boas, treinador do Chelsea, abraçaram-se de forma bastante emotiva no momento em que o técnico foi agraciado com um "Dragão de Ouro", segunda-feira, no Coliseu do Porto.
Publicado a
Atualizado a

Foi o primeiro encontro público entre ambos após o adeus do treinador aos portistas, pouco antes do início do campeonato, e aconteceu sob intensos aplausos do milhar de convidados que encheu a Gala dos Dragões, cerimónia que premiou atletas, dirigentes e sócios que se distinguiram na época 2010/2011.

André Villas-Boas veio munido de um discurso de exaltação do seu portismo, que leu à plateia: "Os verdadeiros paraísos são os que perdemos: a bilheteira das Antas, o barulho dos torniquetes, a arquibancada e o FC Porto em campo".

"Primeiras e eternas memórias de paixão e amor ao clube, mas não de qualquer clube", sublinhou o actual técnico do Chelsea, que confessou: "Quando me permiti reflectir sobre o sucesso da época passada, cheguei à conclusão de que o portismo esteve sempre presente".

Entre palavras assumidamente poéticas, Villas-Boas frisou: "O que nos distingue como portistas é querer sempre mais e por isso ganhamos mais vezes".

Minutos mais tarde, no discurso de encerramento, Pinto da Costa foi claro: "Fiquei feliz pela unanimidade na escolha do Treinador do Ano, entregue a quem não podia deixar de ser".

E aproveitou palavras que, há dois meses, provocaram alguma tensão entre si e o ex-técnico: "Eu sei que quando disseste que esta era a tua cadeira de sonho o disseste com convicção e amor".

"E esta será sempre a tua cadeira de sonho, por muitas cadeiras onde passes", sublinhou o presidente do FC Porto, que confessou a sua amizade a Villas-Boas: "Se escreveres as tuas memórias nos próximos 30 anos, conta comigo para te escrever o prefácio".

André Villas-Boas sucedeu a Jesualdo Ferreira no comando dos "dragões", na época 2010/11, conquistando quatro dos cinco títulos em disputa: Liga Europa, Liga portuguesa, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira.

Sob a sua batuta, os portistas mantiveram do princípio ao fim do campeonato nacional o estatuto de imbatíveis, ao finalizar a prova invictos, cedendo apenas três empates.

O treinador que conquistou os quatro títulos principais da época passada foi dos últimos a chegar ao Coliseu do Porto, onde decorreu a festa dos campeões nacionais, e o seu prémio mereceu dos jogadores Hulk e João Moutinho, que chegaram minutos antes, palavras como "justo" e "merecido".

"É um título justo pelo que fez no ano passado", disse o avançado brasileiro, acrescentando que vai aproveitar a presença de Villas-Boas "para matar saudades".

Por sua vez, João Moutinho sublinhou ser um galardão "merecido e pelo qual está de parabéns".

A propósito do seu próprio título, Hulk (Futebolista do Ano), confessou sentir-se "muito feliz por ganhar o 'Dragão de Ouro' pelo segundo ano consecutivo".

"Estou feliz, mas este prémio é também obra dos meus companheiros, pois sem eles eu não teria este prémio", disse o avançado, para quem "o momento é de trabalhar muito de modo a alcançar o objectivo principal, isto é, ganhar o campeonato".

Por sua vez, João Moutinho (Atleta do Ano) afirmou: "É uma enorme felicidade e tenho que agradecer a quem me premiou".

"Ser reconhecido pelo FC Porto é algo muito importante, mas é fruto do trabalho de todos", disse o médio português, que sublinhou querer "ganhar mais no clube".

Sobre o facto de ter sido suplente no último jogo do campeonato, contra o Nacional (5-0, no Dragão), foi lacónico: "O treinador é que sabe, é ele que toma as decisões".

"Hoje espero ter uma boa noite de festa e amanhã (terça-feira) começar a trabalhar com vista à receção ao Paços de Ferreira", que acontecerá sexta-feira, no Dragão.

Galardoado também pela segunda vez na sua carreira, o hoquista Reinaldo Ventura disse estar "muito orgulhoso" e sublinhou que a distinção "premeia uma vida inteira dedicada ao FC Porto".

Além de André Villas-Boas, marcaram presença na Gala dos Dragões, entre outros, Miguel Relvas, ministro adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Alexandre Mestre, secretário de Estado do Desporto e Juventude, e Gilberto Madail, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Fernando Lima, consultor da Casa Civil do Presidente da República, e Paulo Teixeira Pinto (ex-administrador do BCP, galardoado com o prémio de Sócio do Ano) destacaram-se entre as dezenas de personalidade da sociedade civil, desportiva e empresarial que ajudaram a encher a plateia.

Lista dos Dragões de Ouro, época 2010/11:

Filiais e Delegações - Alfandega da Fé (nacional) e Caracas (internacional).

Dirigente - Ilídio Pinto.

Carreira - Celestino Oliveira.

Treinador - André Villas-Boas.

Atleta - João Moutinho.

Futebolista - Hulk.

Atleta de Alta Competição - Reinaldo Ventura.

Atleta Amador - Manuel Santos Oliveira (bilhar).

Revelação - James Rodriguez.

Jovem - Cristian Atsu.

Sócio - Paulo Teixeira Pinto.

Parceiro - Unicer.

Projeto - Dragon Force.

Recordação - Pôncio Monteiro.

Dragão de Honra - Manuel Salgado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt